Visualizações

Este Blog foi criado em agosto de 2014 pela Especialista de Educação Física, Carla Rosa, para interações com as alunas do Ensino Médio Curso Normal - EMCN e Curso Normal Aproveitamento de Estudos - CNAE durante as práticas de Pré-estágios e Estágios realizadas nas Escolas Estaduais Públicas e Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs, do município de Rio Pardo - RS.

B L O G S

http://eacursonormal.blogspot.com/
http://eacursonormalef.blogspot.com/

http://caminhadas2017.blogspot.com

Orientações



 PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PRÉ-ESTÁGIO E ESTÁGIO
Seguem dicas relativas à Educação Física ... 




SONDAGEM 

A sondagem é o momento no qual são observados diferentes aspectos do contexto escolar onde será realizado o pré-estágio ou estágio. É importante ficar atento e registrar as informações para facilitar o planejamento das aulas. 




Quanto à Turma e Alunos

1. Verificar o número de alunos da Turma e observar o número de meninos e meninas.


2. Observar as características da Turma (calma, agitada, receptiva, resistente, participativa, passiva ...).


3. Observar os comportamentos dos alunos para verificar quais são mais agitados, tímidos...


4. Verificar se existe algum aluno com laudo ou com alguma necessidade especial.



                                                              
Quanto aos dias, horários, materiais e espaços para as aulas

1. Verificar os dias e horários agendados para as aulas.


2. Verificar quais os materiais  a Escola possui e disponibiliza para as aulas.


3. Verificar os espaços existentes para realizar as aulas (quadras, saguões, salões, pátio ...).






PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


O Planejamento é extremamente importante e necessário para a aplicação das aulas de Educação Física. Deve contemplar diferentes conhecimentos para contribuir no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo das crianças. Por isso, deve ser realizado com responsabilidade e coerência.



1. Primeiramente, selecionar o conhecimento a ser desenvolvido utilizando o QRC (Quadro Resumo de Conhecimentos).


2. Escolher atividades que envolvam todos os alunos ao mesmo tempo tendo o cuidado de não excluir ninguém ou eliminar da brincadeira.


3. Quando utilizar materiais na brincadeira, procurar explorá-lo ao máximo aproveitando-o do início ao fim da aula. Não utilizar muitos materiais numa aula  e nem ao mesmo tempo. Observe a questão da segurança e facilidade de utilização adequando-os as práticas planejadas.


4. Quando tiver alunos muito agitados, envolver nas brincadeira de forma que sejam ajudantes, mantendo-os ativos e focados.


5. Inclua-se sempre nas brincadeiras de forma  que os alunos possam enxergá-lo e ouvi-lo para compreender os acordos, normas ou regras combinadas.


6. Se optar por utilizar um apito, use-o com moderação, apenas para comandar as atividades combinadas e não para chamar a atenção dos mesmos com objetivos de impor disciplina e ordem.


7. Explore a voz de comando para manter os alunos atentos nas brincadeiras.


8. Não esqueça de adequar o planejamento ao Tema do Projeto em Ação. A aula de Educação Física precisa integrar-se ao mesmo e não ser algo à parte, desconectada ...


9. Utilizar uniforme adequado à prática de atividades físicas, o qual proporciona segurança e conforto na realização das atividades. Incentive os alunos a utilizarem também, sempre com a sensibilidade e adequações a sua realidade.


10. Quando estiver planejando, procure imaginar as atividades na prática. Leia e releia o que escreveu para verificar se está compreensível e coerente. Não esqueça da estrutura da aula de Educação Física bem como da utilização das normas da Língua Portuguesa. Se optar pela digitação, observe as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


11. Não esqueça de planejar uma aula para o Dia de Chuva, a qual deverá estar na Pasta. Se precisar utilizar, substitua a aula prevista por ela e providencie, assim que possível, outra para repor.


12. Sempre que ocorrer um imprevisto e a aula de Educação Física não puder ser aplicada, o fato deverá ser registrado nas Observações.  


13. Observe os dias e horários das aulas de Educação Física. A visita é agendada e a especialista dedica tempo para tal. Portanto, se ocorrer algum imprevisto, a mesma deverá ser comunicada antecipadamente, seguindo as orientações da Coordenação de Estágio.


14. Lembre-se: Não existe prática sem planejamento! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário